3 razões fundamentais para manter a limpeza no ambiente de trabalho

limpeza comercial residencial produto

Você sabia que trabalhar em ambientes sujos e bagunçados influencia diretamente no nosso desempenho profissional e pessoal? Por outro lado, quando mantemos a limpeza no ambiente de trabalho, conseguimos obter melhor aproveitamento de todos os espaços, bem como reduzir o desperdício de recursos.

Por isso, manter o ambiente organizado e limpo tornou-se prioridade no meio corporativo. Além de proporcionar bem-estar e qualidade de vida, um ambiente de trabalho limpo e organizado evita o surgimento de bactérias que causam doenças, auxiliando também no desempenho dos funcionários.

A limpeza no ambiente de trabalho não está limitada apenas a uma questão de aparência! Para saber mais, confira a seguir quais são as consequências para o colaborador quando ele trabalha em condições insalubres.

Quais são os riscos para a saúde?

Além do aspecto visual, incluindo poeira, manchas no chão, banheiros com odores fortes, equipamentos com teias de aranhas, entre outros, existe uma sujeira que, ainda que seja invisível aos nossos olhos, é uma grande vilã para nossa saúde.

Já imaginou o número de bactérias e ácaros que vivem em nossa volta? Eles são muito prejudiciais. Porém, com a limpeza adequada e constante, é possível evitar a propagação desses micro-organismos no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que as bactérias e demais micro-organismos podem causar tosses, pneumonia, meningite, entre outras complicações capazes de comprometer a produtividade dos funcionários e, por consequência, os lucros da empresa. Riscos menores, mas igualmente prejudiciais, como alergias, também podem ser eliminados com uma higienização adequada.

Quais são os riscos de contaminação pelo uso indevido de produtos?

Alguns produtos químicos de limpeza também podem ser prejudiciais quando manuseados sem o devido cuidado. Em alguns casos, o ambiente que apresenta condições críticas de limpeza precisa ser descontaminado por produtos mais fortes e tóxicos. Por isso, deve-se exigir que as empresas de limpeza industrial dobrem a atenção e escolham sempre produtos que não agridam a saúde dos seus colaboradores.

A intoxicação por esse tipo de matéria é muito comum dentro das empresas, além do risco sério de alergias e desmaios. Uma alternativa é isolar o local antes da aplicação de qualquer produto e aguardar para voltar às atividades normais. Essa é uma medida que pode atrasar alguns processos e a rotina da organização. O melhor seria evitar chegar a esse ponto, certo?

E os riscos de contaminação na produção?

Se a empresa for uma indústria de produtos químicos, por exemplo, há ainda o risco de contaminação na produção. Os produtos ou matérias-primas possuem o risco de serem contaminados pela sujeira, resíduos de agentes químicos ou micro-organismos aderidos às vidrarias, máquinas ou superfície de bancadas de laboratório no momento da preparação do produto.

Todo cuidado é pouco e, nesse caso, a limpeza vai além de somente questões relacionadas à higiene e organização.

Nesse tipo de ambiente de trabalho, é preciso estabelecer um prazo de validade para a limpeza e sempre monitorá-la para não pôr em risco a qualidade dos produtos e a segurança dos funcionários.

Qual é a importância da limpeza no ambiente de trabalho?

Como citamos, manter a limpeza no ambiente de trabalho contribui para o próprio desempenho, mas não é somente isso. Uma empresa bem organizada e limpa é a recepção ideal para clientes e investidores, pois, além de influenciar na imagem profissional, transmite uma boa impressão a todos.

Infelizmente, a empresa não é como nossa casa, então, não podemos falar para nossos clientes não repararem na bagunça. Isso com certeza comprometeria o fechamento de um negócio. Além disso, quando nosso local de trabalho está limpo, conseguimos transmitir mais confiança e segurança para quem o visita, fator fundamental no meio corporativo.

A limpeza no ambiente de trabalho não depende apenas de faxineiras ou serviços terceirizados, já que é de responsabilidade de todos preservar o patrimônio em que trabalham. Desse modo, imponha uma mudança de comportamento, não permitindo, por exemplo, que comam na mesa do escritório. No caso de indústrias químicas, vale exigir que mantenham sempre limpas as bancadas e vidrarias dos laboratórios.

Que outras vantagens a empresa pode ter com a limpeza do local de trabalho?

Manter o local de trabalho limpo e higienizado traz muitas vantagens, além da conservação da saúde e bem-estar de sua equipe. Mas alguns gestores não visualizam esses aspectos tão objetiva e claramente. Observe 3 desses benefícios abaixo:

1. Aumento da produtividade

Limpeza é um fator que está diretamente ligado à organização, como sabemos. Em um ambiente desorganizado, as coisas não funcionam de maneira adequada, tudo fica mais caótico e até aumentam os níveis de estresse dos colaboradores, o que não é nada positivo para o desempenho de uma equipe.

Toda a estrutura que uma empresa oferece aos funcionários pode influenciar na produtividade. Trabalhar utilizando móveis inadequados e amontoados não contribui em nada para que o ambiente seja mais colaborativo. Mesmo os detalhes, como restos de comida nas mesas, lixeiras abarrotadas e papeis espalhados, podem impactar nesse aspecto.

Por outro lado, com uma adequada limpeza e organização, fica em evidência a importância que os colaboradores têm para a empresa, já que o seu bem-estar é amplamente favorecido. Assim, os funcionários se sentem mais valorizados e motivados, e a consequência disso é um real aumento da produtividade. Com a alta performance dos colaboradores, os resultados da organização serão bem melhores e as metas, mais facilmente atingidas.

Vale salientar que, se a iniciativa de limpeza partir da empresa, provavelmente “contaminará” positivamente os colaboradores. Ou seja, ao enxergarem as vantagens de um ambiente limpo e arrumado, eles trabalharão para que tudo continue assim, podendo adotar novas práticas de higiene que partam deles mesmos.

2. Maior retenção de talentos

Trabalhando com conforto, bem-estar e sentindo-se valorizados no ambiente de trabalho, os profissionais provavelmente não considerarão abandonar seus cargos. Isso é muito importante, pois diminui a rotatividade dentro da empresa. E, consequentemente, reduz os custos com processos seletivos, treinamentos e capacitações.

A retenção de talentos está intimamente ligada à valorização das pessoas. Com um ambiente de trabalho limpo, organizado, atendendo às exigências da ergonomia, a qualidade de vida desses talentos será mantida. E a sensação de cansaço e desânimo poderá ser até mesmo anulada. Ou seja, fatores ideais para reter os mais promissores profissionais.

3. Melhor conservação dos equipamentos e materiais

O descuido com o ambiente afeta diretamente a conservação de máquinas, objetos e outros equipamentos e materiais que podem ser muito importantes para a empresa. É possível que alguns deles precisem de manutenção em período mais curto, devido à sujeira e à falta de cuidado no uso, ou talvez haja até mesmo a necessidade de substituição de peças.

Tudo isso implica em gastos que poderiam ser minimizados ou cortados pela empresa. Afinal, sabemos que trabalhar com equipamentos e materiais em bom estado também é importante para a melhor performance da equipe.

Compreendendo todas essas razões e benefícios para que o ambiente de trabalho se mantenha limpo, o próximo passo é elaborar estratégias para que os resultados das mudanças sejam alcançados rapidamente. Que tal trabalhar em uma campanha que incentive toda a equipe? Dessa forma, eles também entenderão as vantagens da limpeza e organização.

Nosso artigo conseguiu te ajudar a entender a importância da limpeza no ambiente de trabalho? Então que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e mostrar aos seus amigos também?

Fonte: http://blog.seguridade.com.br/3-razoes-fundamentais-para-manter-a-limpeza-no-ambiente-de-trabalho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *